sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Diversidade dos Carismas: Cap.21 - Os carismas e a caridade (Resumo)

A caridade espiritual necessita do amparo da caridade material, que a sustenta, balanceia e complementa. Daí a importância de se realizar alguma atividade assistencial para quem se dedica ao exercício regular da mediunidade. O autor cita Paulo para ressaltar a importância da caridade e faz uma interessante observação de que a mediunidade não reside somente na comunicação com os espíritos, pois esta mediunidade auxilia àqueles que já tem noção da existência do lado espiritual e, uma vez que a caridade deve ser praticada com todos, a mesma atenção e carinho devem ser dispensados àqueles que ainda não se encontram convencidos dessa realidade, fornecendo encorajamento e esperança aos que ainda não tem o suporte da fé.
Para ilustrar isso, o autor cita algumas histórias onde o singelo ato de caridade de Regina (realizando enxovais para famílias pobres) acabou sendo crucial para reavivar esperanças e ânimo, mudar atitudes e auxiliar na tomada de decisões sérias na vida dessas pessoas.
Regina não se afinava com a idéia de caridade estatística. A filosofia de Regina para seu pequeno trabalho era dar com amor, roupas de qualidade, de vários tamanhos e em quantidade suficiente para que a família humilde pudesse ter fôlego para se reestruturar financeiramente. Ela tinha consciência de que acendia somente uma vela e, embora algumas pessoas acendam holofotes, há aquelas que passam a vida inteira sem riscar um só fósforo.

Nenhum comentário: