sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Diversidade dos Carismas: Cap.11 - Mau-olhado (Resumo)

Hermínio Miranda nos alerta que a sabedoria popular é muito mais profunda do que pode parecer. Infelizmente, fenômenos de grande magnitude e importância continuam sendo vistos até hoje como meras superstições, quando, na verdade, tratam-se apenas de uma realidade não muito bem estudada.
O mau-olhado no sentido de um olhar poderoso capaz de murchar plantas ou causar incidentes e doenças não existe; o que existe são sentimentos desamornizados que canalizados por uma vontade (podendo esta ser consciente ou inconsciente), produzem distúrbios acentuados em plantas, animais ou pessoas. Essa emissão, na verdade, pode ser tanto para construir como para destruir, dependendo da intenção na qual o pensamento foi emitido (boa ou ruim). A pessoa não precisa ser necessariamente má para produzir esses efeitos desagradáveis, pois, como é sabido, sentimentos como cobiça e inveja não são positivos e são até bastante comuns. Além disso, o autor destaca que nem sempre a pessoa se dá conta de que gera essa descarga em outras pessoas.
Trata-se portanto de um fenômeno anímico (do espírito encarnado), que pode ser ou não potencializado pela presença de espíritos afins.

Nenhum comentário: